Equipe

A escola dispõe de profissionais especializados na área de educação como professores e pedagoga com acompanhamento diário dos alunos e na área da saúde como psicóloga, nutricionista, cirurgião-dentista que realizam visitas semanais para observar junto às crianças e supervisionar as ações de prevenção realizadas pela escola diariamente bem como uma fonoaudióloga que avalia semestralmente. 

 

1- Assessoria alimentar – Nutricionista Paula Woltmann – CRN 2 – 10406

A alimentação infantil tem como objetivo alcançar um bom crescimento e desenvolvimento, evitar os déficits de nutrientes específicos e estabelecer hábitos alimentares corretos que, posteriormente, permitam prevenir os problemas de saúde relacionados à alimentação, como a hipertensão arterial, a obesidade, a diabetes, o colesterol sanguíneo elevado, anemia, etc.

 

Esta alimentação deverá ajustar-se às contínuas alterações que a criança experimenta ao longo do seu crescimento. O desenvolvimento das pessoas faz com que a composição corporal se modifique e que as necessidades sejam outras dependendo da idade. Até chegar à autonomia da adolescência, a aquisição dos hábitos alimentares constitui um processo lento e gradual, porém essencial. Dessa forma, a atitude e responsabilidade dos pais são cruciais para que tudo tenha êxito. Este processo realizado durante a infância permitirá que a criança aumente a sua dependência e que controle, por si mesma, a sua alimentação.
 

Na Escola de Educação Infantil Vida Encantada levamos a Nutrição à risca. Nossos cardápios são elaborados sem frituras, doces ou alimentos industrializados. Utilizamos biscoitos integrais, bolos de frutas, vitaminas nos lanches e sucos naturais de frutas em todas refeições.
 

As crianças tem contato semanal com a Nutricionista, e nos encontros são sempre realizadas aulas e atividades de educação nutricional de forma divertida, com brincadeiras, músicas, vídeos, atividades que trabalhem a motricidade e criatividade das crianças, como recortar, pintar, desenhar, além de atividades sensoriais (visão, olfato, tato, paladar) e oficinas culinárias, onde os alunos são levados para o refeitório auxiliando em simples preparações, mas se envolvendo com esse mundo tão importante da alimentação.

 

A avaliação física (peso para altura e altura para idade) é realizada a cada 3 meses e analisada conforme a Curva de Crescimento da Organização Mundial de Saúde. Os pais são informados pela agenda se seu filho (a) esta crescendo saudável.

 

‘ Ensinar a importância da comida saudável ao seu filho e assegurar-se de que ele adquira hábitos  
alimentares adequados que perdurem para toda a vida é uma das melhores heranças que pode ser  
transmitida. ’

 

2- Psicóloga

Acompanha e observa o desenvolvimento sócio Afetivo da criança em grupo e individual;

Orienta e acompanha o professor quanto ao manejo e etapa de desenvolvimento da criança;

Avaliação por escrito e individual da área sócio afetivo;

 

3- Fonoaudiólogo

O objetivo principal é trabalhar com a PREVENÇÃO. O profissional atuará junto às crianças realizando triagens, visando a identificar fatores que possam atrapalhar o desenvolvimento adequado da linguagem e que por ventura venham a interferir mais tarde na aquisição da leitura e escrita.

Orienta e acompanha o professor quanto ao manejo e etapa de desenvolvimento da criança;

Avaliação por escrito e individual da área sócio afetivo;

 

4- Pedagoga

Temos como proposta pedagógica o construtivismo, onde o conhecimento parte do interesse e realidade da criança. O objetivo da nossa escola é oferecer uma proposta diferenciada, que acima de tudo valoriza o cuidado com a criança, seu desenvolvimento físico, sócio-afetivo e cognitivo. Desenvolvemos a formação de hábitos alimentares saudáveis, higiene do corpo e boca, bem como a socialização e construção de valores.